Yii

Olá Galerinha!
Demorou mas chegou hein!!

E o tema de hoje é: Yii!

Este framework tem bombado a um tempinho e não pude comentar sobre ele anteriormente, pois bem hoje é o dia.

Yii é um framework em PHP que utiliza componentes para o desenvolvimento de aplicações Web sejam elas pequenas, médias ou grandes.

Tudo no Yii é um componente independente que pode ser configurado, reutilizado ou estendido facilmente.
Tornando-se uma solução maravilhosamente ágil e reutilizável para o desenvolvimento de aplicações Web de grande escala.

Baseado em várias ideias do Ruby on Rails o Yii possui geradores de código assim como o RoR, é possível gerar controllers, models, scaffoldings utilizando apenas linha de comando.

Parece bom não?

Vantagens:

  1. Web de código aberto;
  2. Orientado a objetos;
  3. Utilização de design patterns;
  4. Baseado em MVC;
  5. A executação de um comando simples console para gerar um aplicativo Web esqueleto construído com Yii;
  6. Documentação atualizada, bem organizada e muito exemplificada;
  7. Fácil aprendizado;
  8. Existência de features avançadas que outros frameworks não possuem nativamente, como: sistema de cache em camadas (usando memcached e apc), suporte a web services, internacionalização, sistema de autenticação/permissão usando RBAC, integração nativa com jQuery, acesso a dados usando DAO, ORM + ActiveRecord (com lazy loading), etc..
Desvantagens:

  1. Embora a documentação seja atualizada e completíssima ela é toda em inglês, e boa parte das referências ao redor do framework também são. Para uns vantagem, pois é mais completo nativamente em inglês e para outros desvantagens porque não entendem alguns termos técnicos utilizados.
  2. O processo de instalação do framework não é complicado, porém confunde alguns usuários iniciantes. Levando-os a buscar um tutorial sobre a instalação.

Vamos dar uma olhada na arquitetura:

O Yii implementa a arquitetura MVC e também introduz um front-controller, chamado de aplicativos, que encapsula o contexto de execução para o processamento de um pedido. Aplicação coleta algumas informações sobre uma solicitação do usuário e, em seguida, envia para um controlador para posterior manipulação.

O diagrama a seguir mostra a estrutura de uma aplicação Yii:




Vamos observar agora um fluxo da aplicação?

Este é o fluxo de uma aplicação Yii quando lida com uma solicitação de usuário:


  1. Um usuário faz uma solicitação com a URL http://www.example.com/index.php ,  o servidor Web processa o pedido executando o script bootstrap index.php .
  2. O script de inicialização cria uma aplicação exemplo e executa-lo.
  3. O aplicativo obtém informações detalhadas solicitação do usuário a partir de um componente do aplicativo chamado pedido .
  4. A aplicação determina o solicitado controlador e ação com a ajuda de um componente de aplicação chamado urlManager . Para este exemplo, o controlador é pós , que se refere ao PostController classe; ea ação é espetáculo , cujo significado real é determinada pelo controlador.
  5. O aplicativo cria uma instância do controlador pediu para lidar com ainda mais a solicitação do usuário. O controlador determina que a ação mostra refere-se a um método chamado actionShow na classe controller. Em seguida, cria e executa filtros (por exemplo, controle de acesso, benchmarking) associado a esta ação. A ação é executada se for permitido pelos filtros.
  6. A ação lê uma Mensagem modelo cujo ID é 1 a partir do banco de dados.
  7. A ação torna uma view nomeada espetáculo com a Mensagem do modelo.
  8. A visão lê e exibe os atributos da Mensagem modelo.
  9. A visão executa alguns Widgets.
  10. O resultado da view é renderização e incorporado em um esquema .
  11. A ação completa da view é renderizada e exibe o resultado para o usuário.
Bom pessoal, é isso!
Espero que tenham gostado!

Até a próxima! \o

About thallitaceleste

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário