SQL Server

Olá Pessoal!

O tema de hoje é ..... SQL SERVER!!



Segue um pouco do assunto...

O SQL Server é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) da Microsoft, criado em parceria com a Sybase. Esse SGBD é dos mais usados no mundo atualmente, tendo como competidores sistemas como o MySQL e Oracle.

Possuindo versões gratuitas e pagas. O preço da versão paga do SQL Server é bem menor que a média do mercado, embora não perca em qualidade.
Sua atual versão é SQL Server 2012 e a versão "bola da vez" é a 2014, ainda não lançada. Porém disponível para avaliação (Adicionarei no fim do post o link para espiarem as funcionalidades  da versão nova)

Os itens "Vantagens e Desvantagens" deste post, tratará o SQL Server de maneira em geral.  

Vantagens:
  1. Software de gestão de alto nível, o SQL Server inclui softwares de gestão de banco de dados tanto para nível profissional quanto empresarial;
  2. Excelente suporte para recuperação de dados. Os dados corrompidos são sempre uma preocupação quando ocorre uma queda de energia ou desligamentos incorretos. O Microsoft SQL Server tem uma série de características que promovem a restauração e recuperação desses dados.
Desvantagens:

  1. Opções de licenciamento são muito caras. Apesar do uso do software para fins educacionais ou de desenvolvimento ser gratuito, qualquer tipo de uso comercial resulta em uma taxa de licenciamento;
  2. Compatibilidade limitada, o Microsoft SQL Server só é projetado para rodar em servidores baseados no Windows;
  3. Usabilidade,o SQL Server usa uma linguagem principal, que é diferente das de aplicações de banco de dados como o MySQL e o Oracle.
Arquitetura:


Agora a arquitetura subdividida


1- Camada de protocolos

Esta camada implementa a interface externa para o SQL Server.
Todas as operações que podem ser invocadas no SQL Server são transmitidos através de um formato definido pela Microsoft, chamado Tabular Data Stream (TDS).

TDS é um protocolo da camada de aplicação, utilizada para transferir dados entre um servidor de banco e um cliente. Pacotes do tipo TDS podem ser envolvidos em outros protocolos de transporte físicos, incluindo TCP/IP, Named Pipes, e memória compartilhada.

2- Armazenamento

Responsável pelo armazenamento e recuperação de dados sobre o sistema de armazenamento (disco, SAN, etc.).

No servidor SQL, existem dois tipos de arquivos que são criados no nível do disco:
Arquivo de dados e arquivo de log.
Arquivo de dados armazena fisicamente os dados em páginas de dados.
Log que também são conhecidos por escrever o registro das operações (logs), são utilizados para armazenar transações executadas na base de dados.

3- Relacional

Também chamado de “processador de consultas”, o mecanismo relacional inclui os componentes do SQL Server que determinam o que sua consulta precisa fazer exatamente e a melhor maneira de fazê-lo. Ele gerencia a execução de consultas.

Tarefas diferentes de mecanismo relacional:
Processamento de consultas;
Gerenciamento de Memória;
Threads e Gestão de Tarefas;
Gerenciamento de buffer;
Processamento de consultas distribuídas.

4- As camadas 2 e 3 compõe o "Motor" do banco;

5- SQL OS

Esta situa-se entre a máquina host (Windows OS) e o SQL Server.
Todas as atividades realizadas no motor de banco de dados são
atendidos pelo SQL OS.

É um sistema operacional altamente configurável com uma poderosa API (interface de programação de aplicativo), permitindo uma série de operações e principalmente o paralelismo avançado (suporte multi threads).

O OS SQL fornece serviços operacionais diferentes do sistema, tais como ofertas de gerenciamento de pool de memória, bloqueios de registro e de detecção de deadlock. Outros serviços incluem manipulação de exceção, hospedagem para componentes externos como Common Language Runtime - CLR (para .net nativo), etc.


Bom pessoal, espero que tenham gostado!!

Até a próxima galera!! o/

About thallitaceleste

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments: