Olá Pessoal!
O tema de hoje é ..... SQL SERVER!!
Segue um pouco do assunto...
O SQL Server é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) da Microsoft, criado em parceria com a Sybase. Esse SGBD é dos mais usados no mundo atualmente, tendo como competidores sistemas como o MySQL e Oracle.
Possuindo versões gratuitas e pagas. O preço da versão paga do SQL Server é bem menor que a média do mercado, embora não perca em qualidade.
Sua atual versão é SQL Server 2012 e a versão "bola da vez" é a 2014, ainda não lançada. Porém disponível para avaliação (Adicionarei no fim do post o link para espiarem as funcionalidades da versão nova)
Os itens "Vantagens e Desvantagens" deste post, tratará o SQL Server de maneira em geral.
Vantagens:
- Software de gestão de alto nível, o SQL Server inclui softwares de gestão de banco de dados tanto para nível profissional quanto empresarial;
- Excelente suporte para recuperação de dados. Os dados corrompidos são sempre uma preocupação quando ocorre uma queda de energia ou desligamentos incorretos. O Microsoft SQL Server tem uma série de características que promovem a restauração e recuperação desses dados.
Desvantagens:
- Opções de licenciamento são muito caras. Apesar do uso do software para fins educacionais ou de desenvolvimento ser gratuito, qualquer tipo de uso comercial resulta em uma taxa de licenciamento;
- Compatibilidade limitada, o Microsoft SQL Server só é projetado para rodar em servidores baseados no Windows;
- Usabilidade,o SQL Server usa uma linguagem principal, que é diferente das de aplicações de banco de dados como o MySQL e o Oracle.
Arquitetura:
Agora a arquitetura subdividida
1- Camada de protocolos
Esta camada implementa a interface externa para o SQL Server.
Todas as operações que podem ser invocadas no SQL Server são transmitidos através de um formato definido pela Microsoft, chamado Tabular Data Stream (TDS).
TDS é um protocolo da camada de aplicação, utilizada para transferir dados entre um servidor de banco e um cliente. Pacotes do tipo TDS podem ser envolvidos em outros protocolos de transporte físicos, incluindo TCP/IP, Named Pipes, e memória compartilhada.
2- Armazenamento
Responsável pelo armazenamento e recuperação de dados sobre o sistema de armazenamento (disco, SAN, etc.).
No servidor SQL, existem dois tipos de arquivos que são criados no nível do disco:
Arquivo de dados e arquivo de log.
Arquivo de dados armazena fisicamente os dados em páginas de dados.
Log que também são conhecidos por escrever o registro das operações (logs), são utilizados para armazenar transações executadas na base de dados.
3- Relacional
Também chamado de “processador de consultas”, o mecanismo relacional inclui os componentes do SQL Server que determinam o que sua consulta precisa fazer exatamente e a melhor maneira de fazê-lo. Ele gerencia a execução de consultas.
Tarefas diferentes de mecanismo relacional:
Processamento de consultas;
Gerenciamento de Memória;
Threads e Gestão de Tarefas;
Gerenciamento de buffer;
Processamento de consultas distribuídas.
4- As camadas 2 e 3 compõe o "Motor" do banco;
5- SQL OS
Esta situa-se entre a máquina host (Windows OS) e o SQL Server.
Todas as atividades realizadas no motor de banco de dados são
atendidos pelo SQL OS.
É um sistema operacional altamente configurável com uma poderosa API (interface de programação de aplicativo), permitindo uma série de operações e principalmente o paralelismo avançado (suporte multi threads).
O OS SQL fornece serviços operacionais diferentes do sistema, tais como ofertas de gerenciamento de pool de memória, bloqueios de registro e de detecção de deadlock. Outros serviços incluem manipulação de exceção, hospedagem para componentes externos como Common Language Runtime - CLR (para .net nativo), etc.
Bom pessoal, espero que tenham gostado!!
Até a próxima galera!! o/
Ótimo Post , simples e direto
ResponderExcluir