O “Capability Maturity Model® Integration” (CMMI) é uma abordagem de melhoria de processos que fornece às organizações elementos essenciais de processos eficazes. Evolução do CMM - Capability Maturity Model® ou Software-CMM nasceu na década de 80, pode ser usado para guiar a melhoria de processo em um projeto, divisão ou em uma organização inteira.
O CMMI está baseado em um conjunto de capacidades de engenharia de software que devem estar presentes à medida que as empresas alcançam diferentes níveis de capacidade e maturidade de processo.
Abaixo os cinco níveis de maturidade do CMMI:
As principais características dos níveis acima são:
Nível 1 - Inicial: imaturidade organizacional; os processos são improvisados e geralmente não são seguidos; compromissos de prazo e custo não são cumpridos; o planejamento não é feito com base em estimativas; as qualidades, procedimentos e conhecimentos pertencem às pessoas e não aos projetos; as chances de sucesso dependem das habilidades pessoais dos gerentes e desenvolvedores;
Nível 2 - Gerenciado: políticas e procedimentos para gerenciar o desenvolvimento de software estão definidas e são obedecidas; o planejamento é baseado em estimativas e na experiência anterior de outros projetos; os projetos utilizam processos definidos, usados, disseminados, documentados, medidos e fiscalizados com rotinas de melhoria; os processos afetados são puramente gerenciais (não técnicos) e pertencem aos projetos e não às pessoas;
Nível 3 - Definido: os processos utilizados são estabelecidos e padronizados em toda a organização; processos técnicos passam a ser considerados ao lado dos processos gerenciais; tanto os processos gerenciais quanto os técnicos passam a ser repetidos; os processos pertencem a organização e não mais aos projetos;
Nível 4 - Quantitativamente Gerenciado: são estabelecidas metas quantitativas para os processos e produtos, medidas de qualidade e produtividade são coletadas em todos os projetos; é estabelecido controle estatístico de processos; a gestão passa a ser feitas com bases quantitativas;
Nível 5 - Otimização: a organização está engajada na melhoria contínua de seus processos; identificação de pontos fracos e defeitos; ações preventivas sobre causas; mudanças mais significativas de processos e/ou tecnologias são feitas a partir de análise de custo/benefício com base em dados quantitativos.
O CMMI define :
- Áreas de processos
- Objetivos de cada área
- Práticas para alcançar os objetivos
O CMMI também define 22 áreas de processos, sendo organizados em quatro grupos:
- Gerenciamento de processos
- Gerenciamento de projetos
- Engenharia
- Apoio
Onde, dentro de cada um deles temos:
Gerenciamento de processos
- Definição de processo organizacional
- Foco no processo organizacional
- Treinamento organizacional
- Desempenho de processo organizacional
- Inovação e implantação organizacional
Gerenciamento de projetos
- Planejamento de projeto
- Monitoração e controle de projeto
- Gerenciamento de acordo com fornecedores
- Gerenciamento de projeto integrado
- Gerenciamento de riscos
- Gerenciamento quantitativo de projeto
Engenharia
- Gerenciamento de requisitos
- Desenvolvimento de requisitos
- Solução técnica
- Integração de produto
- Verificação
- Validação
Apoio
- Gerenciamento de configuração
- Gerenciamento de qualidade de processo e produto
- Medição e análise
- Análise de decisão e resolução
- Análise causal e resolução
Fontes:
- http://www.isdbrasil.com.br/o-que-e-cmmi.php
- http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1401/cmmi-para-iniciantes.aspx
- https://homepages.dcc.ufmg.br/~figueiredo/disciplinas/aulas/cmmi_v01.pdf
- https://www.devmedia.com.br/cmmi-capability-maturity-model-integration/3530
- https://promovesolucoes.com/cmmi/
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