CMMI

O “Capability Maturity Model® Integration” (CMMI) é uma abordagem de melhoria de processos que fornece às organizações elementos essenciais de processos eficazes. Evolução do CMM - Capability Maturity Model® ou Software-CMM nasceu na década de 80, pode ser usado para guiar a melhoria de processo em um projeto, divisão ou em uma organização inteira.


O CMMI está baseado em um conjunto de capacidades de engenharia de software que devem estar presentes à medida que as empresas alcançam diferentes níveis de capacidade e maturidade de processo.

Abaixo os cinco níveis de maturidade do CMMI:



As principais características dos níveis acima são:

Nível 1 - Inicial: imaturidade organizacional; os processos são improvisados e geralmente não são seguidos; compromissos de prazo e custo não são cumpridos; o planejamento não é feito com base em estimativas; as qualidades, procedimentos e conhecimentos pertencem às pessoas e não aos projetos; as chances de sucesso dependem das habilidades pessoais dos gerentes e desenvolvedores;

Nível 2 - Gerenciado: políticas e procedimentos para gerenciar o desenvolvimento de software estão definidas e são obedecidas; o planejamento é baseado em estimativas e na experiência anterior de outros projetos; os projetos utilizam processos definidos, usados, disseminados, documentados, medidos e fiscalizados com rotinas de melhoria; os processos afetados são puramente gerenciais (não técnicos) e pertencem aos projetos e não às pessoas;

Nível 3 - Definido: os processos utilizados são estabelecidos e padronizados em toda a organização; processos técnicos passam a ser considerados ao lado dos processos gerenciais; tanto os processos gerenciais quanto os técnicos passam a ser repetidos; os processos pertencem a organização e não mais aos projetos;

Nível 4 - Quantitativamente Gerenciado: são estabelecidas metas quantitativas para os processos e produtos, medidas de qualidade e produtividade são coletadas em todos os projetos; é estabelecido controle estatístico de processos; a gestão passa a ser feitas com bases quantitativas;

Nível 5 - Otimização: a organização está engajada na melhoria contínua de seus processos; identificação de pontos fracos e defeitos; ações preventivas sobre causas; mudanças mais significativas de processos e/ou tecnologias são feitas a partir de análise de custo/benefício com base em dados quantitativos.

 O CMMI define :

  • Áreas de processos 
  • Objetivos de cada área 
  • Práticas para alcançar os objetivos

O CMMI também define 22 áreas de processos, sendo organizados em quatro grupos: 
  1. Gerenciamento de processos
  2. Gerenciamento de projetos
  3. Engenharia
  4. Apoio

Onde, dentro de cada um deles temos:

Gerenciamento de processos
  • Definição de processo organizacional
  • Foco no processo organizacional
  • Treinamento organizacional
  • Desempenho de processo organizacional
  • Inovação e implantação organizacional
 Gerenciamento de projetos
  • Planejamento de projeto 
  • Monitoração e controle de projeto
  • Gerenciamento de acordo com fornecedores
  • Gerenciamento de projeto integrado
  • Gerenciamento de riscos
  •  Gerenciamento quantitativo de projeto
  Engenharia
  • Gerenciamento de requisitos
  • Desenvolvimento de requisitos
  • Solução técnica 
  • Integração de produto 
  • Verificação
  • Validação
   Apoio
  • Gerenciamento de configuração
  • Gerenciamento de qualidade de processo e produto
  • Medição e análise
  • Análise de decisão e resolução
  • Análise causal e resolução

Fontes:
  1. http://www.isdbrasil.com.br/o-que-e-cmmi.php
  2. http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1401/cmmi-para-iniciantes.aspx
  3. https://homepages.dcc.ufmg.br/~figueiredo/disciplinas/aulas/cmmi_v01.pdf
  4. https://www.devmedia.com.br/cmmi-capability-maturity-model-integration/3530
  5. https://promovesolucoes.com/cmmi/

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