Outro tema que eu falo pouco sobre isso por aqui finalmente apareceu. Desenvolvimento meus amigos!
Muita gente se confunde ou simplesmente não faz ideia do que existe no mundo de TI. Particularmente do mundo chamado Backend, como cortesia nosso amigo Brij kishore Pandey postou algo que agrupa a proposta do backend. Observe comigo na sequência um pouco de cada fase:
Vamos do início. backend em sí refere-se a tudo o que está por trás de um site ou aplicativo, ou seja, a parte que o usuário não vê ou interage diretamente. Enquanto o frontend se preocupa com a interface e a experiência do usuário, o backend lida com a funcionalidade e a lógica por trás da interface visível.
Então, te convido para uma simulação guiada utilizando os itens acima, preparados? Vamos!
Você acaba de acessar o seu site de notícias, de forma geral para construção deste site foi preciso
Container
Padrões de Arquitetura
Apis
CI/CD
VCS
Coaching
Frameworks
Testing
Linguagem de Programação
Banco de dados
Ok! É coisa a beça, mas o que exatamente cada grupo deste pode fazer por de trás dos panos?
- Arquitetura: A escolha da arquitetura correta é fundamental para garantir que o software seja escalável e fácil de manter. Existem várias arquiteturas disponíveis, como a arquitetura em camadas, a arquitetura orientada a serviços e a arquitetura baseada em microsserviços.
- Linguagem de programação: A escolha da linguagem de programação correta é importante para garantir que o software seja eficiente e seguro. Algumas das linguagens de programação mais populares para desenvolvimento backend incluem Java, Python, Ruby e PHP.
- Banco de dados: A escolha do banco de dados correto é fundamental para garantir que o software seja escalável e seguro. Existem vários tipos de bancos de dados disponíveis, como bancos de dados relacionais e bancos de dados NoSQL.
- Testes automatizados: Os testes automatizados são importantes para garantir que o software seja de alta qualidade e livre de erros. Os testes podem incluir testes de unidade, testes de integração e testes de aceitação.
- Integração contínua: A integração contínua é uma prática que visa tornar a integração de código mais eficiente, através de builds e testes automatizados. Com a integração contínua, a equipe consolida as mudanças no código de volta a uma ramificação compartilhada com mais frequência, geralmente diariamente.
- Entrega contínua: A entrega contínua é uma prática que utiliza a automação para acelerar o lançamento de novo código. Ela estabelece um processo pelo qual as alterações feitas por um time de desenvolvimento em uma aplicação são automaticamente testadas e carregadas em um repositório, onde podem ser implantadas em um ambiente de produção em tempo real pela equipe de operações.
- Implantação contínua: A implantação contínua consiste em implantar as alterações de código em um ambiente de produção. É importante ressaltar que a implantação contínua é uma extensão da entrega contínua e não é necessária em todos os casos.
Eu sei que de início isto tudo pode parecer complexo, mas entendendo o que significam estas fases já facilita demais o processo.
Aguardo vocês na próxima! ;)
0 comments:
Postar um comentário