Atire a primeira pedra quem nunca viu alguém lendo mensagens de terceiros nos celulares ou computadores nos ônibus ou cafés... Pois é, o nome disso é shoulder surfing, um dos ataques de engenharia social mais comuns.
Comumente utilizada em espaços de cooperação ou áreas abertas como shoppings e aeroportos os criminosos observam as telas das pessoas, obtendo informações confidenciais e/ou credenciais de acesso.
Embora não seja levado muito a sério, obter sucesso neste tipo de ataque pode comprometer e muito o usuário. Então, aqui estão algumas práticas que podem ajudar a mitigar os riscos associados a essa técnica de espionagem.
1. Utilizar gerenciadores de Senhas
Gerenciadores de senhas, como o Keeper e outros, podem ajudar a proteger informações sensíveis. Eles geralmente oferecem recursos de preenchimento automático, permitindo que os usuários evitem digitar senhas em público, reduzindo a chance de serem observados durante a entrada de dados.
2. Protetores de Tela e Privacidade
- Protetores de Tela: Usar protetores de tela que dificultem a visualização lateral pode ajudar a proteger informações exibidas na tela.
- Filtros de Privacidade: Esses filtros podem ser aplicados em laptops e monitores, limitando o ângulo de visão da tela e tornando difícil para alguém ao lado visualizar o conteúdo.
0 comments:
Postar um comentário