Shoulder Surfing

Atire a primeira pedra quem nunca viu alguém lendo mensagens de terceiros nos celulares ou computadores nos ônibus ou cafés... Pois é, o nome disso é shoulder surfing, um dos ataques de engenharia social mais comuns.

Comumente utilizada em espaços de cooperação ou áreas abertas como shoppings e aeroportos os criminosos observam as telas das pessoas, obtendo informações confidenciais e/ou credenciais de acesso. 

Embora não seja levado muito a sério, obter sucesso neste tipo de ataque pode comprometer e muito o usuário. Então, aqui estão algumas práticas que podem ajudar a mitigar os riscos associados a essa técnica de espionagem.

1. Utilizar gerenciadores de Senhas

Gerenciadores de senhas, como o Keeper e outros, podem ajudar a proteger informações sensíveis. Eles geralmente oferecem recursos de preenchimento automático, permitindo que os usuários evitem digitar senhas em público, reduzindo a chance de serem observados durante a entrada de dados.

2. Protetores de Tela e Privacidade

  • Protetores de Tela: Usar protetores de tela que dificultem a visualização lateral pode ajudar a proteger informações exibidas na tela.
  • Filtros de Privacidade: Esses filtros podem ser aplicados em laptops e monitores, limitando o ângulo de visão da tela e tornando difícil para alguém ao lado visualizar o conteúdo.

3. Aplicativos de Segurança
Alguns aplicativos de segurança podem alertar os usuários sobre comportamentos suspeitos ou monitorar o ambiente ao redor, embora não sejam soluções diretas para shoulder surfing. 

4. Autenticação de Dois Fatores (2FA)
Implementar 2FA pode adicionar uma camada extra de segurança, tornando mais difícil para um invasor acessar contas mesmo que consiga obter senhas.

Agora sim, poderia dizer que vocês estarão um pouquinho mais seguros nos ambientes externos. Se cuidem e até a próxima!

About thallitaceleste

0 comments:

Postar um comentário