1ª leva de ferramentas

Olá!

Como o combinado vamos as ferramentas.

Encriptação de dados - Descrita como um meio que permite que dois participantes estabeleçam uma comunicação confidencial sobre um canal seguro.

Como funciona o processo?

O processo transforma a informação usando um algoritmo (chamado cifra) de modo a impossibilitar a sua leitura a todos excepto aqueles que possuam uma chave. 
O resultado deste processo é informação encriptada (referida como texto cifrado em criptografia).

Em alguns contextos, o termo encriptação também se refere implicitamente ao processo inverso, 
decriptação ou desencriptação para tornar informação encriptada novamente legível.

Controle de acesso - Processo de autorizar usuários, grupos e computadores a acessarem objetos na rede. 
Os principais conceitos que compõem o controle de acesso são as permissões, os direitos do usuário e a auditoria de objetos.

Autenticação - A autenticação é o processo que verifica a identidade de uma pessoa. Então ela confirma que o usuário X que está tentando se logar no sistema realmente é o usuário X.  
Garantindo a veracidade do fato.

Autorização - A autorização é o mecanismo responsável por validar a utilização de um recurso protegido. O processo de autorização determina as ações que a entidade pode executar.

E lá se foi a nossa 1ª leva de ferramentas!

Até a próxima leva galera!

o/

Thallita Celeste

Olá! Sou Thallita, fundadora do blog ThallitaCeleste. Sou Analista de segurança, com fome de conhecimento e grande vontade de ajudar as pessoas ao redor. Aqui, tento manter meu histórico sobre diversos temas. Bem, seja Bem Vindo ao meu Blog! Espero que goste. o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário