Olá pessoal, hoje a 2ª leva das ferramentas!
Cópias de segurança - Nada mais nada menos que Backup. Cópia dos dados de um dispositivo, são cópias secundárias dos dados.
E elas seguem alguns critérios, como por exemplo: a quantidade de cópias armazenadas, tempo estimado para manter os dados salvos, periodicidade, tempo da execução, dentre outros..
somas de verificação - Somas de verificação ou checksums foram criados para conferir a integridade da informação.
Vamos a um exemplo? Você, chega na web e vê um arquivo X de vários GB pra baixar, e deseja muito aqueles dados. Porém, ficaria muito chateado se depois de baixar o arquivo X, na hora de abrir... corrompido!
Sabendo disso, a soma de verificação é uma numeração, que corresponde a uma combinação (hash) gerada por um programa, este hash é único e exclusivo daquele arquivo.
Logo, se a pessoa que disponibiliza esse arquivo X disponibiliza o hash desse arquivo (123456) exemplo... , você passando o arquivo X em programa que realiza esse mesmo cálculo de hash, deve obter o mesmo (123456). Caso contrário o arquivo está corrompido. Claro que este conceito não serve só para verificar arquivos... se aplica a diversos contextos. : )
Alguns programas que realizam essas verificações:
- HashGenerator
- MD5 Checker
- MD5 Checksum Verifier
- HyperHasher Suite
- Nero MD5 Checker
Bom galerinha, espero que tenham gostado.
Até a próxima
o/
0 comments:
Postar um comentário