2ª leva de ferramentas

Olá pessoal, hoje a 2ª leva das ferramentas!

Cópias de segurança - Nada mais nada menos que Backup. Cópia dos dados de um dispositivo, são cópias secundárias dos dados.

E elas seguem alguns critérios, como por exemplo: a quantidade de cópias armazenadas, tempo estimado para manter os dados salvos, periodicidade, tempo da execução, dentre outros.. 

somas de verificação - Somas de verificação ou checksums foram criados para conferir a integridade da informação.

Vamos a um exemplo?  Você, chega na web e vê um arquivo X de vários GB pra baixar, e deseja muito aqueles dados. Porém, ficaria muito chateado se depois de baixar o arquivo X, na hora de abrir... corrompido!

Sabendo disso, a soma de verificação é uma numeração, que corresponde a uma combinação (hash) gerada por um programa, este hash é único e exclusivo daquele arquivo. 

Logo, se a pessoa que disponibiliza esse arquivo X disponibiliza o hash desse arquivo (123456) exemplo... , você passando o arquivo X em programa que realiza esse mesmo cálculo de hash, deve obter o mesmo (123456). Caso contrário o arquivo está corrompido. Claro que este conceito não serve só para verificar arquivos... se aplica a diversos contextos. : ) 

Alguns programas que realizam essas verificações:

  1. HashGenerator
  2. MD5 Checker
  3. MD5 Checksum Verifier
  4. HyperHasher Suite
  5. Nero MD5 Checker
Bom galerinha, espero que tenham gostado.

Até a próxima 

o/


Thallita Celeste

Olá! Sou Thallita, fundadora do blog ThallitaCeleste. Sou Analista de segurança, com fome de conhecimento e grande vontade de ajudar as pessoas ao redor. Aqui, tento manter meu histórico sobre diversos temas. Bem, seja Bem Vindo ao meu Blog! Espero que goste. o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário