Sonatype Nexus

Olá pessoal! Tudo tranquilo?

O tema de hoje é: Sonatype Nexus! \o/


No último post falamos sobre Maven e hoje vamos conhecer uma ferramenta que controla o repositório Maven.

Preparados?
10
9
8
...
....
.....
3
2
1
GO!
rs

Desenvolvido pela Sonatype, Nexus gerencia os artefatos para aplicações Maven.

Propósitos de Gestores de repositórios Maven:

  1. Agem como proxies altamente configuráveis entre a sua organização e os repositórios Maven público;
  2. Fornecem uma organização com um destino de implementação para seus próprios artefatos gerados.
Então o que o Nexus pode fazer?

Gerenciar os artefatos necessários para o desenvolvimento, implantação, provisionamento, proxy para outros repositórios, facilitando e simplificando a configuração dos projetos nos seus respectivos POMs.
E mais, com Nexus você pode controlar completamente o acesso e a implantação de, cada artefato em sua organização a partir de um único local.

Então, se você é um desenvolvedor o Nexus pode ajudar você a compartilhar esses artefatos com outros desenvolvedores e usuários finais. o/

Vantagens:

  1. Possui uma boa documentação;
  2. Apresenta um bom nível de segurança;
  3. Bom nível de segurança e controle de acesso;
  4. Armazena os artefatos no sistema de arquivos;
  5. Configuração de um novo repositório Nexus é relativamente simples e mantendo as configurações default,   já se consegue ter um repositório bastante eficiente por um bom tempo;
  6. Possui ainda várias configurações para otimização;
  7. Mecanismos de alerta;
  8. Expurgo automático de artefatos;
  9. Repositório Ideal para a governança robusta;
  10. Simplicidade na manutenção de seus próprios repositórios internos e acesso a repositórios externos;
  11. Melhor colaboração;
  12. Compartilhamento controlado com parceiros.

Desvantagens:

  1. Até o momento não encontrei, caso encontre comente no post que eu adiciono! kkk \o
Na verdade, um conselho seria: Não deixar arquivos contendo login e senha dentro do diretório PUBLICO do Nexus, houve 1 caso onde descobriram o documento de configuração no diretório PUBLICO e conseguiram acesso ao código fonte do software PREZI.
Matéria completa no fim do post!

Existem 2 edições do Nexus
  1. Nexus Open Source
  2. Nexus PRO
Objetivo de cada edição:

 → Open Source:
  • 1º Contato com Gestão de Repositórios
  • Estabilidade e controle do processo
  • Gerenciar a distribuição de software interno
  • Proxy local inteligente
  • Integrar com servidor LDAP
 → PRO:
  • Suporte
  • Suite Pro para acompanhar status de versão do software
  • Maior controle de artefatos externos
  • Utilizar ou implantar plataformas OSGi
  • Integrar LDAP e Crowd
Vamos falar de algumas curiosidades do Nexus o/

 Então, como acontece ?

Repositórios de Hospedagem

Quando você hospedar um repositório Maven com Nexus, você pode fazer upload de artefatos utilizando a interface Nexus, ou você pode implantar artefatos para repositórios hospedados usando Maven. Nexus também irá criar o Índice Nexus padrão para todos os seus repositórios hospedados que permitirá que ferramentas como m2eclipse para localizar rapidamente artefatos de software para seus desenvolvedores.

Repositórios remotos Proxy

Quando você procuração um repositório remoto com Nexus código aberto, você pode controlar todos os aspectos da conexão a um repositório remoto, incluindo os parâmetros de segurança, configurações de proxy HTTP. Configurar quais espelhos o Nexus irá baixar os artefatos, e poderá controlar quanto tempo Nexus irá armazenar artefatos e como ela irá expirar artefatos que não são mais referenciados por sua construção.

Grupos Repositório

Agrupamento repositórios permite consolidar vários repositórios em um único URL. Isso faz com que a configuração de seu ambiente de desenvolvimento muito fácil.

Todos os seus desenvolvedores podem apontar para um único grupo URL do repositório, e se alguém precisa de um repositório remoto personalizado adicionado ao grupo, você pode fazer isso em um local central, sem ter que modificar estação de trabalho de cada colaborador.

Hospedagem de Projeto Web Sites

Nexus é um destino de publicação de sites do projeto.  Muito facilmente irá gerar um web site do projeto com Maven, sem você não possuir o Nexus,  você precisará configurar um servidor WebDAV e configurar tanto o servidor web e construir com as credenciais de segurança adequadas.

É possível implantar o site do seu projeto para a mesma infra-estrutura que hospeda saída de construção do projeto. Este destino único para binários e documentação ajuda a minimizar o número de peças móveis em seu ambiente de desenvolvimento.

Você não precisa se preocupar com a configuração de outro servidor web ou configurar sua cria para distribuir o site do projeto usando um protocolo diferente, simples ponto seu projeto em Nexus e implantar o site do projeto.

Refinadas modelo de segurança

Com um modelo de segurança muito capaz e personalizável. Cada operação no Nexus está associada a um privilégio, e privilégios podem ser combinados em papéis Nexus padrão.

Os usuários podem, então, ser atribuído tanto privilégios e funções que podem ser aplicadas globalmente ou em nível de grão fino individuais.

Também é possível criar funções administrativas personalizadas que limitam certas ações como a implantação de repositórios para grupos específicos de desenvolvedores e você pode usar essas funções de segurança para modelar a estrutura de sua organização.

Flexível Integração LDAP

Se a sua organização usa um servidor LDAP, é possível integrar com um sistema de autenticação e controle de acesso externo. O Nexus é inteligente o suficiente para  mapear automaticamente grupos LDAP para os papéis Nexus apropriadas, e também fornece um recurso muito flexível para o mapeamento de usuários existentes e os papéis existentes para papéis Nexus.

Artefato Pesquisa

Nexus Open Source fornece um recurso de busca intuitiva que lhe permite procurar artefatos de software por identificadores, como groupId, artifactId, versão, classificador, e embalagens, nomes de classes contidas em arquivos Java, palavras-chave e checksums artefato. Pesquisa Nexus faz uso do padrão da indústria para os índices de repositório, o formato Índice Nexus e Nexus irá baixar automaticamente um índice de todos os Nexus repositórios remotos, que criam um índice Nexus. Nexus também irá expor automaticamente um índice Nexus para todos os repositórios hospedados criados.

Tarefas Agendadas

Seguindo o conceito de tarefas agendadas: empregos periódicos que cuidam de várias tarefas de gerenciamento de repositórios como a exclusão de instantâneos antigos, expulsando itens não utilizados, e publicação de índices do repositório.

Serviços REST

Baseado em uma série de serviços REST, e quando você está usando o Nexus web front-end UI, você é realmente apenas interagindo com um conjunto de serviços REST. Devido a esta arquitetura aberta, é possível aproveitar o serviço REST para criar interações personalizadas ou para automatizar o gerenciamento de repositório com seus próprios scripts.

Integração com m2eclipse

Quando você usa o Nexus como gerente de repositório cria índices que suportam a integração Maven para o Eclipse IDE - m2eclipse. Eles estão imediatamente disponíveis para assistentes de criação de projeto m2eclipse e são incluídos no resultado de buscas m2eclipse.

Falamos sobre as características, vamos pra arquitetura!


O Nexus também está integrado com o Sonatype Lifecycle Management Component solução (CLM).

O Sonatype CLM permite gerenciar os componentes ao longo de todo o ciclo de vida e também é integrado com outros gestores de repositórios, IDEs populares e ferramentas de Integração Contínua(IC).


Reduzir o tempo de construção e  ainda assim manter as maiores equipes em sincronia por co-instalação de servidores proxy com os desenvolvedores. É a proposta de Proxy Repositories.



Os repositórios proxy interno agem como espelhos que podem ser localizados perto dos desenvolvedores de consumo, reduzindo ainda mais o tempo de acesso e proporcionando maior disponibilidade.


Bom pessoal, espero que tenham gostado!!
Este Post foi um pouco extenso, mas acredito que tenha ficado bem completinho.

Matéria Software PREZI: http://www.synus.com.br/noticias/367-hacker-acessa-codigo-fonte-do-prezi

Até a próxima galera!! o/

About thallitaceleste

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário