Fazer isto fora de um ambiente controlado é considerado crime, mas como estamos falando de um jogo e por lá as coisas funcionam de forma um tanto acessíveis do que a realidade... Este acaba sendo um dos recursos mais utilizados dentro do jogo.
Pois é amigos, algo que pra uns parece impossível na vida real ou super difícil de ser feito na verdade, é algo super viável e que já acontece a um bom tempo viu?
Boa parte dos portões de garagem que existem no mercado operam com rádio frequência(RF), mas como exatamente acontecem estes ataques?
Bora lá que eu te explico.
Vamos começar com a mecânica da coisa:
O portão de garagem possui um receptor que fica basicamente aguardando uma 'senha' fixa do dispositivo em uma de frequências RF esperada.
Então por vias básicas, eu tenho um controle de garagem que está configurado para a frequência do meu portão e que também possui a senha que ele espera para abrir.
Uma vez que eu clico no botão do controle para abrir o portão o receptor valida:
Está na frequência que eu entendo? SIM!
E esta senha, é a que eu espero pra abrir o portão e ligar o motor? SIM!
E aí sim ele faz a liberação desta funcionalidade e abre o nosso portão.
Pegaram o conceito da forma básica de portões que funcionam por RF? Show!
Agora, será que existe outras formas de portões ou só existe a mecânica de RF? E a resposta também é sim!
Existe, um sistema chamado de Rolling code.
No sistema Rolling Code nós temos uma sequência de 'senhas' que são únicas e que podem ser utilizadas pelo receptor para liberar o portão.
Neste caso, uma vez utilizada a senha ela é descartada e não poderá ser utilizada novamente para a abertura do portão.
Existe a possibilidade de burlar este processo do Rolling? SIM também hahahaha, algo que o pesquisador Samy Kamkar fez anos atrás, mas que como o foco aqui é comparar o jogo com a realidade não vou entrar no detalhe desta invasão no caso.
Bom, o que vemos no jogo é o personagem Aiden conseguido abrir qualquer portão de garagem que ele vê no jogo, será que isso é possível na vida real? A resposta pra isso é SIM!
O que basicamente acontece no jogo é que Aiden se enquadra no cenário de RF, mas como exatamente ele faz isto tudo?
Aiden precisa de 2 informações:
A frequência utilizada e a senha esperada
a frequência é o mais fácil de descobrir, as placas dos portões de garagem podem utilizar frequências diferentes... porém o mais comum é que placas antigas utilizem frequências abaixo de 433 MHz e as placas mais novas utilizem a própria 433 MHz mesmo. Então neste caso ele já teria um ponto de partida, porque estas faixas de frequências já foram definidas no passado...
O que sobraria pra ele fazer é descobrir qual a senha que o receptor do portão espera para abrir o portão pra ele, neste ponto ele utiliza uma técnica chamada de bruteforce. Aqui a informação que ele tem para iniciar este bruteforce é : a senha de portões de garagem RF são de até 12dígitos, 12 dígitos embora seja um número inicialmente grande pra uma senha, vamos lembrar aqui que não é uma senha cheia de caracteres especiais, letras e tudo mais... é uma senha simples de números... Então sendo apenas números nosso desafio ficaria bem mais fácil de ser executado.
Com a técnica de bruteforce, Aiden utiliza da tecnologia a seu favor para testar uma série de senhas de até 12bits pra abrir o portão. Isto é uma tarefa que pode levar segundos ou minutos dependendo da engenharia utilizada ou do hardware que possui. Mas, totalmente possível na vida real.
Desta forma, conseguimos dizer que Aiden abrindo portões de garagem no jogo é algo que pode SIM ser visto na vida real...
0 comments:
Postar um comentário