Como acontece a virtualização ?

 E bora começar uma linha de estudos aqui do zero. Partindo do princípio que você ainda não sabe o que seria a virtualização e não conhece nada de virtualbox ok?!



 

Podemos dizer que virtualização é um tipo de tecnologia que nos dá a capacidade de a partir de um hardware criar vários ambientes virtuais.

A virtualização de fato começa através de um software chamado hypervisor(gerenciador de máquinas virtuais) que tem a capacidade de separar a capacidade dos componentes do seu computador para a utilização das máquinas virtuais. 

Tá ficando difícil? Calma, vamos pras imagens!

No cenário abaixo nós podemos observar no lado esquerdo a sua máquina trabalhando no modo normal, nós temos alí um sistema tradicional com um hardware, um sistema operacional (windows, linux, algum da sua preferência) e as aplicações (programas instalados) na máquina.

Já no lado direito nós observamos um sistema virtualizado, ele vai possuir um hardware que é o da sua máquina padrão, mas notem que no meio da comunicação que seria o sistema operacional nós temos este hipervisor? Pois é, é justamente ele que irá simular essa transformação de possuir qualquer sistema operacional que você quiser apartado do sistema que você já roda na sua máquina padrão. Aqui nós verdadeiramente estamos criando uma máquina VIRTUAL que não interfere em nada com a sua original, com seus programas padrões e etc.  Bom, depois deste hypervisor nós temos o exemplo de 2 máquinas virtuais criadas, onde já dá a noção de que podemos ter 1 ou várias máquinas virtuais ao mesmo tempo em nosso simulador. Daí podemos assumir que iremos testar itens totalmente distintos, em sistemas completamente diferentes, tudo ao nosso desejo e o melhor... isso tudo roda de forma isolada da nossa máquina de origem por conta do hypervisor.





Entendendo o conceito do hypervisor que citamos acima, aqui já é possível então visualizar que existem alguns tipos de máquinas virtuais para instalar, escolha uma que deseja e terá a mesma estrutura explicada acima funcionando com a máquina virtual da sua preferência.




E seguindo a proposta, já podemos visualizar abaixo que como citado anteriormente uma máquina virtual simulada pelo hypervisor utilizará a capacidade do seu pc de origem para subdividir as máquinas virtuais que ele criar e claro, podemos ter 1 ou várias com a configuração que desejarmos. Vale lembrar que estas máquinas virtuais que podemos criar são isoladas umas das outras, logo o processo de uma ou a configuração de uma não interfere na outra, assim como também as máquinas virtuais não irão interferir no sistema operacional original de sua máquina.



Agora que já temos um panorama sobre a virtualização, porque então utiliza-la? Será mesmo que vale todo este esforço?

Vou listar aqui então alguns motivos pra que você tenha uma máquia virtual em seu pc:


  • Experimentar um novo Sistema Operacional; 
  • Executar programas que podem ser de versões diferentes da que utilizamos atualmente ou que dependem de sistema operacional diferente do que possuímos na nossa máquina real;
  • Para quem é desenvolvedor, criar um ambiente de teste para seus programas sem interferir na sua máquina real;
  • Utilizar uma máquina do zero, sem interferências de registros de outros softwares;
  • Economizar em não precisar ter vários hardwares e vários sistemas diferentes para executar o que precisa;
  • A possibilidade de disponibilizar apenas uma fração da memória ou do disco rígido da máquina física para cada máquina virtual;
  • Redução dos custos relacionados à instalação, atualização e manutenção de servidores.
Estes e outros benefícios que ao longo do uso você acaba listando por facilitar sua vida.

Bem pessoal, é isso... Espero que tenha ficado claro o conceito e os benefícios de uma virtualização.



About thallitaceleste

0 comments:

Postar um comentário