Os três pilares de segurança da informação

Olá pessoal, tudo certo? O assunto desta semana são os conceitos básicos de segurança, vamos lá?

Tradicionalmente, segurança da informação tem sido definida nos termos do acrônimo C.I.D. (em português), C.I.A (em inglês). Ambos significam a mesma coisa, confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Confidencialidade é evitar a revelação não autorizada de informação, a confidencialidade envolve a proteção dos dados, propicia acesso apenas para quem é autorizado a ver e não permite que outros saibam sobre este conteúdo.

Más, como proteger a informação sensível?
a utilização de encriptação, controle de acesso, autenticação e autorização. Sim, fazer isto é bem desafiador.

Outro aspecto importante é a integridade, que comprova que a informação não foi alterada de maneira não autorizada. Quer ver um exemplo? Jogo do telefone sem fio. Lembrados?
Neste jogo, um grupo de crianças sentam em circulo e uma pessoa 'escolhida' sussurra uma mensagem no ouvido da criança ao lado, dessa forma a mensagem irá ser passada criança a criança . Normalmente, a mensagem  no final chega completamente distorcida.

Daí, a importância de manter a integridade dos dados. E para isso também existem algumas ferramentas que apoiam este pilar de segurança.

Cópias de segurança, somas de verificação, também conhecidas como checksums e códigos de correção de dados.

Nosso último pilar é a disponibilidade,  esta propriedade diz que a informação deve ser acessível e modificável no momento desejado por aqueles que estejam autorizados a fazer isso.

Ok, más como irei manter a disponibilidade de alguma informação?

Utilizando proteção física e a redundância computacional.

Perceberam como os três pilares estão sempre ligados? Para manter a disponibilidade você pode utilizar redundância, as ferramentas utilizadas na integridade dos dados utilizam esta mesma característica, notaram?
Ambos os pilares sentem a necessidade de autorização e assim por diante.

Gente, por hoje é só. Espero que tenham gostado.

Não percam as próximas postagens!
Abordarei a característica de cada ferramenta que incorporam os pilares.

Até o próximo post o/!


About thallitaceleste

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments: