Você sabe a sua ligação com a litografia ultravioleta extrema ?
Já pensou o quão próximo da litografia você está?
Ok ok, calma que eu te explico!
Litografia Ultravioleta Extrema (EUVL): a tecnologia que está revolucionando o mundo dos chips!
Esta tecnologia incrível que tem ganhado cada vez mais destaque na fabricação de chips e circuitos integrados.
Primeiro, vamos desvendar o que é exatamente essa tal de EUVL. Trata-se de um processo de fabricação que utiliza uma luz com comprimentos de onda extremamente curtos, na faixa do ultravioleta extremo, para gravar minúsculos detalhes em silício. Essa técnica é capaz de produzir estruturas com dimensões na ordem dos nanômetros, permitindo a criação de chips cada vez menores e mais poderosos. É como se a EUVL fosse um pintor ultra preciso, capaz de criar obras de arte em escala microscópica.
Mas quando essa tecnologia surgiu? Em 1980 que os primeiros conceitos de EUVL começaram a ser explorados. No entanto, só recentemente é que ela se tornou comercialmente viável, com a fabricação em larga escala a partir de 2019. Isso significa que a EUVL é uma tecnologia bem recente e ainda está em constante evolução.
Quando falamos de países referência na fabricação de EUVL, não tem como não mencionar Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Esses países são verdadeiros gigantes no desenvolvimento e implementação dessa tecnologia. São eles que estão na linha de frente da produção de equipamentos de litografia ultravioleta extrema e dos chips que utilizam essa técnica.
E falando em produção, temos algumas empresas que se destacam no mercado de EUVL. A primeira delas é a ASML, a gigante holandesa lidera a fabricação de equipamentos para litografia e também fornecem máquinas de EUVL para os principais fabricantes de chips do mundo. Outra empresa de peso é a Samsung Electronics, da Coreia do Sul, que investe pesado em pesquisa e desenvolvimento nessa área. Além dessas, podemos citar a Intel, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) e a GlobalFoundries como grandes jogadores nesse mercado.
E aí, curtiram entender um pouco sobre a EUVL?
Fiquem ligados, porque ainda vamos ouvir falar muito sobre essa parada nos próximos anos. Até a próxima, galera!
0 comments:
Postar um comentário