Autenticação de múltiplos fatores (MFA)

Hoje é dia de falar sobre um dos componentes do GIA Gestão de identidade, inclusive quem não sabe o que é GIA eu já falei sobre isto aqui no blog, você pode consultar o conteúdo clidando aqui! 


O tema de hoje é o MFA! Popularmente conhecido foi criada com o objetivo de aumentar a segurança dos sistemas e serviços, especialmente no ambiente de negócios e na internet.    

Você provavelmente já deve ter visto a imagem abaixo, neste cenário você como usuário tenta realizar o acesso a um site e ele solicita a verificação por um outro dispositivo para validar se realmente o acesso é legítimo, na sequência o site libera o login e você pode navegar normalmente no conteúdo desejado.

Pois bem, podemos dizer que você após este cenário já teve contato com o MFA. Esta tecnologia foi criada ha mais de 20 anos a MFA ou Autenticação de múltiplos fatores para proteger as contas dos usuários e requer que um usuário combine dois ou mais fatores de autenticação, como algo que ele saiba (como uma senha), algo que ele tenha (como um cartão inteligente ou notificação por push) e algo que ele é (como uma impressão digital). Podemos observar no exemplo abaixo como funciona o processo:




Utilizada em diversas plataformas, como a Salesforce e a AWS, para proteger as contas dos usuários e prevenir invasões, a MFA preparou o caminho para o nosso futuro sem senhas e oferece diversos benefícios para a segurança e proteção dos usuários que a utilizam:

  • Redução dos riscos de segurança: A MFA ajuda a diminuir as chances de violações de segurança, especialmente após vazamentos de dados, protegendo os usuários mesmo se uma senha for comprometida;
  • Proteção superior do processo de autenticação: Ao exigir múltiplos fatores de autenticação, como algo que o usuário sabe, possui ou é, a MFA adiciona camadas extras de segurança;
  • Habilitação de iniciativas digitais: A implementação da MFA possibilita o avanço em direção a práticas digitais mais seguras e confiáveis;
  • Aprimoramento da resposta de segurança: Em ambientes corporativos, a MFA é essencial para garantir um controle de acesso robusto e melhorar a postura de segurança cibernética da empresa.

Agora que você entendeu que o processo de MFA é fundamental para proteger os dados e garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso a informações sensíveis, sendo uma ferramenta crucial na era digital atual me resta perguntar... Você já habilitou o MFA em seus logins e aplicações?

About thallitaceleste

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário