Continuidade de Negócios

É curioso como o tema que iremos falar hoje é muito conhecido, pouco divulgado e raramente seguido... 

Ok, existem exceções! Até existem... No mercado, encontramos algumas empresas que desembolsaram aí alguns milhões para isto. Mas, de verdade? Será que as pessoas sabem mesmo do que se trata? Senhoras e senhores, o tema de hoje é nada mais, nada menos do que: Continuidade de negócios.

Continuidade de negócios, ou "business continuity" em inglês, é o processo de desenvolver e implementar estratégias e planos para garantir que uma empresa possa continuar operando em caso de desastres, interrupções ou outras situações de crise. Seu objetivo é minimizar o impacto de tais eventos na capacidade da empresa de fornecer seus produtos ou serviços aos clientes e manter sua reputação e relacionamentos comerciais.  

Essencial em situações de emergência, como desastres naturais, interrupções de energia ou falhas de sistemas, que podem causar paralisações de operações e perdas financeiras significativas. 

A continuidade de negócios é uma responsabilidade compartilhada entre a diretoria, os gerentes e os funcionários de uma empresa. Todos devem estar cientes dos planos de continuidade de negócios e saber o que fazer em caso de emergência. Além disso, a continuidade de negócios deve ser integrada à estratégia geral da empresa e ser considerada em todas as decisões de negócios.


Muito bem, mas quais são os processos que você, interessado em implementar a Continuidade de Negócios em sua empresa deve estar ciente... Na lista, podemos facilmente incluir:

  1. Avaliação de risco: Identificar os riscos potenciais que podem afetar as operações da empresa e avaliar sua probabilidade e impacto.
  2. Desenvolvimento de planos: Criar planos detalhados para lidar com cada risco identificado, incluindo planos de recuperação de desastres, planos de continuidade de operações e planos de comunicação de crise.
  3. Teste e treinamento: Testar regularmente os planos de continuidade de negócios e treinar os funcionários sobre suas responsabilidades em caso de emergência.
  4. Monitoramento e avaliação: Monitorar continuamente as operações da empresa e avaliar a eficácia dos planos de continuidade de negócios, fazendo ajustes conforme necessário.

 Ao desenvolver e implementar planos de continuidade de negócios efetivos, as empresas podem minimizar o impacto de tais eventos e garantir a sua sobrevivência e sucesso a longo prazo.

E aí? Pronto para pensar com mais carinho no tema de continuidade de negócios para a sua empresa?

About thallitaceleste

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário