Oracle

Olá Pessoal!

O tema de hoje é ... Oracle!!
 *Star Wars - The Imperial March para ele, porque oracle merece vai!



O Oracle é um SGBD (sistema gerenciador de banco de dados) que surgiu no fim dos anos 70.

Além da base de dados, a Oracle desenvolve uma suíte de desenvolvimento chamada de Oracle Developer Suite, 
utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados.

Vale ressaltar a criação da linguagem de programação PL/SQL, utilizada no processamento de transações.

Por razões de marketing e controle de licenças a Oracle subdivide seu produto em edições variáveis, são elas:


 Standard Edition (SE): Contém a funcionalidade básica de banco de dados. A Oracle Corporation licencia este produto na base  de usuários ou de sockets, normalmente para servidores com um à quatro UCPs. Caso o número de UCPs exceder a quantia de 4 servers, o usuário deve migrar para a licença Enterprise. O SE não possui limite de memória e pode utilizar clusterização com o Oracle RAC(Real Application Clusters) sem custo adicional. 
Orientado ao gerenciamento de dados de aplicações departamentais, nos ambientes cliente/servidor ou , tanto para as intranets como para a internet. 

Conta ainda com ferramentas que facilitam a administração tanto em ambientes locais como distribuídos, assim como os meios necessários para construir as aplicações críticas do negócio.

 Enterprise Edition (EE): Inclui mais funcionalidades que a 'Standard Edition', 
especialmente nas áreas de performance e segurança. A Oracle Corporation licencia este produto na base de usuários ou de núcleos de processamento, normalmente para servidores com 4 ou mais UCPs.
Assim como o SE, o modelo EE não tem limite de memória e pode utilizar clusterização usando o software Oracle RAC (Real Application Clusters).
Oferece uma administração poderosa, confiável e segura do banco de dados para qualquer tipo de aplicação: datawarehouse e aplicações de alta demanda via Internet.

Fornece todas as ferramentas e funcionalidade para satisfazer os requerimentos de disponibilidade e escalabilidade das aplicações de massa crítica para as empresas de hoje.

 Standard Edition One: Introduzido com o Oracle 10g, possui algumas restrições de funcionalidades adicionais. A Oracle Corporation comercializa-o para uso em sistemas com uma ou duas UCPs. Ela não possui limitações de memória.

 Express Edition ou (Oracle Database XE): oferece o Oracle 10g livre para distribuição nas plataformas Windows e Linux (com um tamanho de apenas 150 MB e restrita ao uso de apenas uma UCP, um máximo de 4 GB de dados de usuário e 1 GB de memória). 
O suporte para esta versão é feito exclusivamente através de fóruns on-line, sem o suporte da Oracle.

 Oracle Personal Edition: Fornece a funcionalidade de "alto fim" da Enterprise Edition mas é comercializada (e licenciada) para desenvolvedores específicos que trabalham em estações de trabalho pessoais. É o Banco de dados monousuário para o desenvolvimento e/ou produção que requeira completa compatibilidade com Oracle9i Standard Edition e Oracle9i Enterprise Edition. 
Disponibiliza as funcionalidades do Banco de Dados. As estações de trabalho pessoais, com a facilidade de uso e a simplicidade que você espera de um produto. 

 Oracle Database Lite: Destinada para rodar em dispositivos móveis. O banco de dados, localizado parcialmente no dispositivo móvel, pode sincronizar com uma instalação baseada em servidor. Este pequeno Banco de Dados facilita a disponibilidade de aplicações personalizadas usando um grande número de dispositivos móveis. 
O modelo Lite proporciona um completo, integrado e simples esquema móvel de e-business. incluindo dois grandes componentes: 
  • Mobile Server: Este servidor atua como o ponto de entrada dos dispositivos móveis aos serviços das aplicações e-busines; 
  • Mobile Development Kit: proporciona os meios, ferramentas, APIs e exemplos de código para desenvolver aplicações móveis que trabalhem sem conexão. 
Numeração e Nomeclatura de Versões

Os produtos Oracle seguem uma versão personalizada de numeração e convenção de nomenclatura.

Os sufixos "i" , "g" e "c" significam "internet", "grid" e "nuvem", respectivamente.  

Relacionados com o banco de dados de produtos principais e algumas de suas versões incluem:
  • Oracle v2 
  • Oracle v3 
  • Oracle v4 
  • Oracle v5 
  • Oracle v6 
  • Oracle7
  • Oracle8i 
  • Oracle9i  
  • Oracle Database 10 g 
  • Oracle Database 11 g
  • Oracle Database 12 c 
Bom pessoal, espero que tenham gostado!!


Então galerinha, até a próxima!! o/

About thallitaceleste

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário