Empresas de energia do mundo todo são hackeadas todos os anos. É uma dura realidade, mas é a verdade.
No jogo Aiden consegue realizar pelo seu celular um blackout nas proximidades, mas será que é possível isto na vida real com o clique no celular que ele realiza pelo jogo?
Pois bem gente, a parte de que dá pra hackear de alguma forma o fornecimento de energia é bastante verdade, porém a rapidez como acontece no jogo, algo instantâneo já não é tão real assim...
Boa parte destas invasões, não ocorrem de um dia pro outro nem muito menos instantaneamente. Geralmente é encontrada uma brecha, seja por engenharia social ou por algum tipo de brecha entre as interfaces do serviço, integrações de servidores e etc. Os hackers assim que exploram este primeiro passo ficam avaliando a extensão da sua camada de ataque por horas/dias/meses dependendo do caso, basicamente apenas capturando informações, testando e validando seus cenários até partir para o ataque real de fato.
Então gente, este tipo de ataque é pensado, bem elaborado que irá depender de muito mais mecanismos do que apenas um celular e um botão pra decidir se apaga ou não a cidade.
Desta forma vemos, Aiden apagando parte ou a cidade hackeando o controle da rede elétrica é possível? SIM! Porém o contraste disto com a realidade que é bem surreal.
0 comments:
Postar um comentário