Pois é amigos, mais um recurso muito utilizado no jogo e que também é muito visto na vida real.
Pra começar vamos explicar o que exatamente está acontecendo. A tecnologia que estamos falando aqui é a RFID (identificação por rádio frequência), ela lembra bastante o que já falamos nos posts sobre abertura de portões de garagem e de carros .
A tecnologia RFID é um método de identificação automática que funciona através de sinais de rádio. A mecânica é representada na imagem abaixo, pra representar de forma bem objetiva o que acontece no jogo, vamos nos apegar apenas às 2 primeiras etapas ok? onde vemos tags/etiquetas de identificação, que de uma analogia bem simples seria a 'senha' fixa que será utilizada no reader, dispositivo que fica aguardando a senha para liberar o acesso. Isso tudo acontece remotamente, simples e sem mistério.
Explicando um tico mais técnico teríamos a explicação abaixo:
Considere que uma etiqueta RFID pode ser aplicada em qualquer coisa, é válido para pessoas, animais, produtos, documentos. a TAG/etiqueta é um objeto pequeno composto por uma antena e um microchip. Simples não é mesmo?
A antena deste dispositivo irá se comunicar com as leitoras e sensores físicos, já o microchip irá armazenar dados que dependerá da tecnologia, mas no geral ele pode armazenar informações apenas no formato de leitura, apenas no formato de escrita ou ambas leitura/escrita.
Os dados deste microchip são armazenados no formato EPC (Electronic Product Code), um número/senha que permite identificá-lo de forma exclusiva no dispositivo, podemos aqui usar até a analogia do código de barras, que é único e exclusivo. As readers vão realizar a leitura dos identificadores EPC a distância, sem necessidade de contato ou campo visual, porque isto já é feito via RF.
Alguns modelos de Tag pra vocês se familiarizarem:
No jogo, vemos a situação abaixo. Aiden reconhece o circuito de porta próximo e pode tratar de explorar desta forma se quiser.
Ah, mas será que existem outras formas de fazer estes ataques....? SIM! Existem várias formas, nós podemos utilizar placas para capturar as senhas/tags da etiquetas RFID de alguém que tenha acesso à porta que queremos, ou até mesmo ficar tentando aplicar bruteforce na porta, testando várias combinações até que ela abra... Isto é viável? Depende muito...
Quando falamos de capturar etiquetas RFID, consideramos que estamos dentro do raio de captura desta frequência, para realizar o pareamento e clonar toda a informação que a tag desejada possui. Isto explicaria o roubo de informações por aproximação como acontece hoje em dia com cartões de crédito.
E sobre o bruteforce, considerando já de cara que não é tão elegante como realizar a captura a distância da tag original e abrir a porta... também é uma técnica que poderia demorar um tanto mais do que as apresentadas acima, mas bom, é viável!
0 comments:
Postar um comentário