A tecnologia e uso de containers está para o mundo de TI faz tempo e percebi que até agora não tinha sequer levantado o tema por aqui. Então aqui vai um pouco do que seria este mundo dos containers...
Vamos voltar um pouquinho no tempo, algo em torno da década de 1970, surgia a proposta que permitia a criação de ambientes isolados para executar aplicações.
Basicamente a infraestrutura de TI era criada com aplicações desenvolvidas diretamente em máquinas virtuais ou em máquinas físicas e o mundo dos containers surgiu, trazendo abertura nas frentes de desenvolvimento ágil e portabilidade.
Os containers permitem a virtualização do sistema operacional para executar várias cargas de trabalho em uma única instância do sistema. Eles são mais leves e simples em comparação com as máquinas virtuais, oferecendo maior portabilidade entre diferentes ambientes. Eles compartilham o kernel do sistema operacional subjacente, mas possuem recursos isolados, garantindo segurança e a independência das aplicações.
E quem popularizou o cenário de container que conhecemos hoje no mercado de TI é o famoso Docker, com o passar do tempo uma enorme lista foi se formando... Nomes que hoje são conhecidos, como Kubernetes, AWS ECS/EKS, Azure Container Service, RedHat OpenShift, Google Container Engine, Pivotal Cloud Foundry, Mesosphere, dentre outros do segmento.
Cada plataforma destas permite a disponibilização e orquestração do cenário de container em pequena à grande escala de mercado. Cada uma delas possui suas características e vantagens, e a escolha da tecnologia certa depende das necessidades e requisitos específicos do seu projeto.
Então, se está buscando uma opção mais leve e versátil para desenvolvimento e implantação de sistemas... A tecnologia dos containers é pra você!
0 comments:
Postar um comentário