Porque container vence virtualização

 Que a virtualização é antiga todo mundo já sabe.. que ela foi e continua sendo importante para uma boa fatia do cenário das empresas, isto também é um fato... Mas porque exatamente container tem um peso tão grande e sua utilização é tão representativa hoje pro mercado?


O que exatamente faz esta tecnologia se diferenciar tanto assim? 


Pra começar este assunto preciso explicar que existem algumas diferenças entre virtualização e container. Vamos entender então!



Vejo 4 grandes pilares que diferenciam virtualização de container, que são:

 

  1. Isolamento: A virtualização fornece isolamento completo do sistema operacional do host e de outras máquinas virtuais, garantindo um limite de segurança forte. Na utilização de containers geralmente eles oferecem isolamento leve do host e de outros containers, mas não possuem um limite de segurança tão forte quanto uma máquina virtual.
  2. Sistema Operacional: Em uma máquina virtual, é executado um sistema operacional completo, incluindo o kernel, o que demanda mais recursos do sistema, como CPU, memória e armazenamento. Já nos containers, é executada apenas a parte do modo de usuário de um sistema operacional, podendo ser adaptado para conter apenas os serviços necessários para a aplicação, o que resulta em uma utilização menor de recursos do sistema.
  3. Compatibilidade do convidado: As máquinas virtuais são capazes de executar praticamente qualquer sistema operacional dentro delas. Nos containers são executados na mesma versão do sistema operacional do host. No entanto, com o uso de tecnologias como o isolamento do Hyper-V, é possível executar versões anteriores do mesmo sistema operacional em um ambiente de container leve.
  4. Implantação: A implantação de máquinas virtuais envolve a criação e o gerenciamento de VMs completas, o que pode ser mais complexo e demorado. Nos containers podemos implantar de forma mais rápida e leve, já que são baseados em uma imagem que contém apenas os serviços necessários para a aplicação.


Ok! Entendi, mas será que container vence virtualização mesmo?

Separei aqui alguns benefícios em utilizar a tecnologia de container ao invés de virtualização:

  1. Velocidade: Os containers têm tempos de inicialização mais rápidos do que as máquinas virtuais, o que agiliza o processo de implantação e torna a execução de aplicações mais ágil. 
  2. Eficiência: Os containers compartilham o kernel do sistema operacional do host, o que resulta em uma utilização mais eficiente dos recursos do sistema em comparação com a virtualização, que requer a execução de múltiplos sistemas operacionais completos.
  3. Portabilidade: Os containers são altamente portáteis, permitindo que o mesmo código e suas dependências sejam executados em diferentes ambientes, desde que o sistema operacional do host seja compatível. Isso facilita a implantação e o gerenciamento de aplicações em diferentes sistemas e nuvens.
  4. Escalabilidade: A tecnologia de container permite uma escalabilidade mais granular, permitindo adicionar ou remover instâncias de containers conforme a demanda da aplicação. Isso proporciona uma maior flexibilidade e eficiência no uso dos recursos de infraestrutura.


Claro pessoal, que vale lembrar que ambas as tecnologias têm seus casos de uso específicos e podem ser usadas em conjunto, dependendo dos requisitos e necessidades do ambiente de aplicação.

Então estudem direitinho qual delas melhor se aplica pro seu negócio e aproveitem a fundo tudo o que elas podem proporcionar para aproveitar ao máximo da sua escolha! 




About thallitaceleste

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário