Azure Container Service

Hoje, a ferramenta da vez é o Azure Container Service. Será mesmo que ele é tudo o que promete? Vamos conhecer!

E pra quem caiu de paraquedas aqui, ainda não entende sobre container.. Recomendo a leitura do meu outro post Aqui! Lá eu te explico o que são containers do zero e alguns dos seus benefícios. 



O Azure Container Service é um serviço da Microsoft Azure que permite gerenciar e desenvolver aplicativos baseados em contêiner na nuvem, oferecendo uma plataforma flexível e escalável para executar seus aplicativos em contêiner, facilitando o desenvolvimento e a operação de aplicativos modernos, através de uma infraestrutura robusta e confiável para executar seus contêineres, garantindo alta disponibilidade e desempenho.

Ele é flexível e se adapta a diferentes necessidades e casos de uso. Você pode usar o serviço para hospedar aplicativos web, microserviços, aplicativos de aprendizado de máquina e muito mais. Além disso, o Azure Container Service integra-se perfeitamente a outros serviços do Azure, como armazenamento, rede e monitoramento, para criar soluções abrangentes e escaláveis.

Bacana não é mesmo? Mas e os benefícios de utilizar ele, tem algum? Bora lá que eu te conto.

 

  1. Simplifica o gerenciamento de infraestrutura: Ele permite executar aplicativos baseados em contêineres sem se preocupar com a complexidade do gerenciamento da infraestrutura subjacente. Você não precisa se preocupar com a implantação e a operação de servidores virtuais (VMs), orquestradores ou outros componentes de infraestrutura em nuvem. Isso reduz a carga administrativa e permite que você se concentre no desenvolvimento e na execução dos aplicativos.  
  2. Escalabilidade automática: Oferece recursos de dimensionamento automático. Os aplicativos podem escalar automaticamente com base na demanda, seja em resposta a solicitações HTTP, eventos (como mensagens em filas de armazenamento, tópicos Kafka, etc.) ou como trabalhos em segundo plano sempre ativos. Isso permite que você atenda a picos de tráfego e melhore a capacidade de resposta do aplicativo, garantindo que ele esteja sempre disponível quando necessário.  
  3. Portabilidade de aplicativos: Ele é construído com base em tecnologias de código aberto, como o Kubernetes, o Dapr e o Envoy. Isso permite que você desenvolva aplicativos em microserviços sem se preocupar com a complexidade operacional do Kubernetes. Além disso, a abordagem centrada em código aberto garante a portabilidade contínua dos aplicativos, permitindo que você aproveite os padrões e as APIs abertas. Isso significa que você pode mover seus aplicativos entre diferentes plataformas de nuvem ou ambientes on-premise sem precisar fazer grandes alterações.  
  4. Comunicação segura entre serviços: O Azure Container Service aborda os requisitos específicos de microserviços, incluindo a comunicação criptografada entre serviços. Isso garante a segurança das informações transmitidas entre os componentes do aplicativo, protegendo contra acessos não autorizados.  
  5. Facilita a observabilidade: Com ele você pode implantar vários aplicativos de contêiner em um ambiente único, o que atua como uma fronteira de isolamento e observabilidade entre os aplicativos. Os logs de todos os aplicativos implantados no mesmo ambiente são gravados no mesmo espaço de trabalho de Log Analytics, facilitando a comunicação e o monitoramento entre os microserviços que compõem a solução geral. Isso ajuda a identificar e solucionar problemas de forma mais rápida e eficiente.  

 E aí? Gostou? Partiu usar então e te vejo na próxima! 

About thallitaceleste

0 comments:

Postar um comentário