Pra quem já está aqui a alguns posts, este é uma das várias publicações que tenho feito sobre containers. Hoje irei falar sobre a ferramenta Mesosphere.
Caso você ainda não entenda sobre container.. Recomendo a leitura do meu outro post Aqui! Lá eu te explico o que são containers do zero e alguns dos seus benefícios.
O Mesosphere open-sources DC/OS é uma solução poderosa e flexível para orquestração de contêineres, oferecendo recursos abrangentes para implantar, gerenciar e escalar aplicativos em um ambiente de datacenter.
Separei aqui algumas características desta ferramenta:
- Ela possui a capacidade de suportar vários runtimes de contêineres, como Mesos containers e Docker. Isso significa que você pode escolher qual runtime utilizar com base nas suas necessidades e preferências.
- Oferece recursos avançados, como armazenamento persistente para aplicativos stateful, balanceamento de carga, descoberta de serviços, verificação de saúde dos aplicativos, integração com load balancers externos, métricas e uma API REST completa para facilitar a integração e a automação.
- O Marathon, que é uma plataforma de orquestração de contêineres de produção do DC/OS, ganha recursos adicionais, como roteamento de IP virtual e autorização para multilocatário.
Aqui estão cinco benefícios do Mesosphere DC/OS:
- Alta disponibilidade: Execução em um cluster ativo/passivo com eleição de líder para garantir um tempo de atividade de 100%. Isso significa que, mesmo em caso de falha de um nó, o sistema continua funcionando sem interrupções.
- Suporte a múltiplos runtimes de contêiner: O Marathon possui suporte de primeira classe tanto para contêineres do Mesos (usando cgroups) quanto para Docker. Isso permite aos usuários escolherem o runtime de contêiner mais adequado para suas necessidades específicas.
- Aplicações com estado: O Marathon permite associar volumes de armazenamento persistentes às aplicações, possibilitando a execução de bancos de dados como MySQL e Postgres, com o armazenamento contabilizado pelo Mesos. Isso é especialmente útil para aplicações que exigem armazenamento de dados duráveis.
- Interface de usuário intuitiva e poderosa: Possui uma interface de usuário intuitiva e poderosa que facilita a visualização e gerenciamento dos contêineres e aplicativos em execução. Isso torna a interação com o sistema mais fácil e intuitiva para os usuários.
- Roteamento de IP virtual: Possui recursos adicionais, como o roteamento de IP virtual. Isso permite a alocação de um endereço IP dedicado e virtual para cada aplicativo, tornando-o acessível em qualquer lugar do cluster, independentemente de onde seja programado. O balanceamento de carga e o roteamento em torno de falhas são feitos automaticamente.
Como esperado, o Mesosphere tem muito a apresentar, muitas integrações e possibilidades... Mas e você, o que achou?! Me conta aqui nos comentários!
0 comments:
Postar um comentário