Fair Information Practices - FIPs

Proposta por um comitê consultivo para o Departamento de Educação e Bem-Estar dos EUA em 1973 no "Record Computers and The Rights of Citizens" em um relatório que se preocupava com os dados dos cidadãos americanos e publicada em 1980 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) as Fair Information Practice Principles ou simplesmente FIPs são um conjunto de princípios e práticas que descrevem como uma sociedade baseada em informações pode abordar o armazenamento, gerenciamento e fluxo de informações com o objetivo de manter a justiça, privacidade e segurança em um ambiente tecnológico global em rápida evolução. 

Estes princípios são usados para orientar a política de privacidade e fornecer um quadro para a política de privacidade, sendo amplamente utilizados no mercado para avaliar e guiar o tratamento de informações pessoais.

Os oito princípios das FIPs são:

  1. Aviso/Conscientização
  2. Escolha/Consentimento
  3. Acesso/Participação
  4. Integridade/Segurança
  5. Execução/Reparação
  6. Minimização de Dados
  7. Limitação de Uso
  8. Responsabilidade
Bacana, mas e como fica a situação das FIPs no Brasil nisso tudo? Embora não haja uma legislação específica sobre as FIPs no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se baseia em princípios semelhantes aos das FIPs, como a transparência, a finalidade, a minimização de dados, a exatidão, a segurança e a responsabilidade.

Então, bem... é isso pessoal, por aqui (Br) o que podemos fazer é seguir a LGPD e ter conhecimento da FIPs. : )





About thallitaceleste

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário